Analista de dados ou cientista de dados: qual a diferença?

Independentemente das diferenças e semelhanças, essas duas profissões desempenham um papel fundamental e há muito espaço para crescimento profissional com um amplo mercado de atuação. O volume de dados gerados continuará aumentando e cada vez mais as empresas perceberão a importância de desenvolver uma cultura data-driven, onde a análise de dados está no centro das estratégias corporativas. Vale destacar que a análise de dados não precisa ser um cargo dentro da área de tecnologia da informação. Hoje, diversos setores buscam esse tipo de especialista para basear a tomada de decisão, como o marketing, o setor administrativo e de recursos humanos.

Saiba como trabalhar pela internet e onde encontrar vagas

  • O engenheiro de dados é responsável por extrair os dados, disponibilizá-los em algum serviço de armazenamento, realizar a limpeza e a manutenção dos mesmos.
  • Mesmo as pessoas que têm algum conhecimento básico de Ciência de Dados confundem as funções de Analista de Dados ou Cientista de Dados .
  • O investimento em formação acadêmica nem sempre é acessível para todos, mas não se preocupe!
  • Ele utiliza técnicas estatísticas e matemáticas avançadas para extrair informações relevantes e tomar decisões baseadas em dados.
  • Essa exigência elevada contribui para a valorização e escassez de profissionais de Ciência de Dados no mercado atual.

O cientista de dados tem a capacidade de identificar padrões complexos nos dados e desenvolver algoritmos e modelos que permitem prever tendências, comportamentos do consumidor, riscos e oportunidades de negócio. Ele Além das linguagens de programação, criatividade é exigência no desenvolvimento web utiliza técnicas estatísticas e matemáticas avançadas para extrair informações relevantes e tomar decisões baseadas em dados. Essa é uma área em constante crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados.

A Awari é a melhor plataforma para aprender sobre ciência de dados no Brasil.

Agora que você sabe que a diferenciação entre eles é basicamente na quantidade de técnicas e ferramentas que eles conhecem, vou sugerir uma escada de habilidades para cada um. Mas como o preparo de um cientista acaba sendo maior, o mercado optou por não esperar e criou a profissão de analista, assim consegue contratar logo e resolver o gargalo de pessoas qualificadas. A maior parte das pessoas acha que analisar dados é coisa de Analistas de Dados ou https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ Cientistas de Dados (calma que já vou explicar a diferença entre eles). Como profissional de mais de 16 anos de experiência em dados, gostaria de facilitar para você e responder com a maior clareza possível para que você possa decidir o que é melhor para você. Essa “entrega” pode se dar por meio de repositórios de dados como Data Warehouses e Data Lakes, por meio de APIs de acesso, por meio de containers, por meio de pipelines ou outras opções.

Cientista de dados: o que faz, carreira e salário

Se você tem interesse em análise de dados, identificação de padrões e comunicação de insights, a carreira de analista de dados pode ser uma boa escolha. Você trabalhará com ferramentas de análise de dados e técnicas estatísticas para transformar dados brutos em informações relevantes para a tomada de decisões. Ser um analista de dados requer habilidades em programação, estatística e conhecimento em ferramentas de análise de dados. Um cientista de dados tem todas as habilidades de um analista de dados e um conhecimento profundo de modelagem, estatística, matemática e ciência da computação.

  • Os processos de seleção podem ser uma excelente forma de adquirir experiência ao conversar com gestores ou responsáveis pela contratação e pessoas da equipe técnica da empresa.
  • Essa é uma área em constante crescimento, com alta demanda por profissionais qualificados.
  • Prosseguindo em nossa exploração sobre a carreira de cientista de dados, é crucial entender a formação educacional e as habilidades necessárias para prosperar neste campo.
  • A dominância dos dados transformou completamente a maneira como as empresas operam, tornando vital para os profissionais decidirem com sabedoria entre seguir carreira como analista ou cientista de dados.
  • O analista de dados desempenha um papel fundamental na interpretação dos dados, buscando entender o contexto em que estão inseridos e transformando-os em conhecimento valioso.
  • Dominar essas habilidades técnicas essenciais é fundamental para se destacar como analista de dados e se tornar um especialista em extrair valor e insights a partir dos dados.

O papel de um Engenheiro de Dados é planejar e executar o pipeline de dados, garantindo que os dados estejam disponíveis para uso com segurança e dentro dos padrões regulatórios. Em comparação, os Engenheiros de Dados tendem a trabalhar em projetos ligados à infraestrutura de dados. Aqui na DSA segmentamos muito bem as funções, pois isso facilita o aprendizado e desenvolvimento do aluno. O Cientista de Dados explora e examina os dados de várias fontes, enquanto um Analista de Dados geralmente analisa os dados de uma única fonte por vez, como um sistema CRM, banco de dados relacional, Data Warehouse ou Data Lake. A melhor plataforma para aprender tecnologia no Brasil agora faz parte da maior escola de idiomas da América Latina. Com a incrível carência de profissionais capacitados, as chances de você conseguir a vaga são imensas, ainda mais se você seguiu nossa recomendação no item 4 deste artigo.

analista de dados ou cientista de dados

Recrute os melhores perfis do mercado

Diferenças entre cientistas e analistas de dados

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*